segunda-feira, 2 de novembro de 2009

EXTRA! EXTRA!

Um dia de chuva, muita chuva e sem chuveiro quente.
Resultado: Casa o dia todo. Agora já com as energias recuperadas aproveitei pra estudar.
Assim. Eu ESTUDO aqui, sabe. Tudo bem que os textos das aulas que eu faço eu não tenho ideia de quais são e de como vou consegui-los, mas sei que devo estudar italiano porque quero sair daqui falando bem a língua e também quero arrasar no jornal local.
Por falar em jornal, é super recorrente por aqui os tablóides tipo SUPER Notícias. Só que aqui, meu caro, eles não custam 25 centavos. Eles são distribuídos gratuitamente nas estações de metrô. É tipo uma compania para as suas viagens. Pras minhas, super é. Viajo de metrô todo dia e ler Metro, ou Leggo ou City faz parte da rotina.
Já que o assunto é esse, vamos falar desses jornais.
Tudo segue o mesmo esquema do Super e do Aqui. Adaptado, claro.


A grande fórmula do jornalismo

Aqui na Itália não tem mulher que morre com 45 facadas e é achada na rodovia. Se tiver, é capa com certeza. Quindi, as manchetes sensasionalistas são algo tipo "Marginal Romeno Bate em Comerciante Italiano Inocente". Porque SEMPRE vai ser algum romeno. Ou estrangeiro. As matérias sensasionalistas falam de drogas, crimes específicos e merdas que os imigrantes - principalmente os ilegais - fazem. Sempre contra um Italiano. Se um romeno matar o outro, eles acham é bom e não noticiam. Galera aqui ODEIA romeno. E indiano. E chinês. E cigano.
Futebol é de praxe. Não é nenhum Brasil e tals, mas o povo aqui é apaixonado por futebol. Ou finge ser e acaba dando boa parte do jornal pro futebol. Roma, Lazio, Milan, Inter, Juventus, blá blá blá. Se não acompanho futebol no Brasil, do italiano que eu não vou saber falar. Néam?
Mulher. Ela sempre aparece na capa, mas acaba que dentro você nem reconhece que é a mesma coisa. Tipo assim: colocam ela na capa e parece que vai falar dela dentro, mas na verdade nem falam. Falam do filme ou do seriado que ela participou e tals.
Horóscopo, homem do tempo, cruzadinha, tirinha, salas de cinema, resumos de filmes e seriados - aqui não tem novelas, né -, programação de tv... tudo igual. Tudo igual...
Pelo menos o que eu participo, aquele jornal local que escrevemos no laboratório, é diferente. É só sensacionalismo.

Um comentário:

  1. "Se um romeno matar o outro, eles acham é bom e não noticiam. Galera aqui ODEIA romeno. E indiano. E chinês. E cigano."

    melhroes linhas que eu li hoje.

    ResponderExcluir