domingo, 27 de setembro de 2009

Turismo Guiado

Roma.
A cidade eterna se deita sobre 7 colinas: Campidoglio, Quirinale, Viminale, Esquilino, Celio, Aventino e Palatino.
Segundo a lenda da criação da cidade, Roma foi fundada no Palatino por Romolo. Remo deveria ir pra Aventino. Mas nem chegou a ir porque Romolo matou Remo antes. Romolo disse que aquele alí (o palatino) era o pedaço dele, e quem cruzasse a linha sem sua autorização, morreria. Ou no melhor estilo, ele disse: cada um no seu quadrado. Remo, desafiando o irmão passo pra dentro da marca e ganhou uma lançada, ou machadada, ou sei lá. Morreu. Assassinado.
Agora porque o Palatino era de Romolo e o Aventino de Remo? Bem. Depois que eles mataram o malvadão lá que jogou eles no rio quando nasceram e raptaram a mami deles eles decidiram fundar uma cidade. Na dúvida de quem seria o rei eles acharam conveniente um adivinha dar uma luz pra eles. O novo tarô e búzios e tals. Aí o vidente disse que um devia ir pro Palatino e o outro pra Aventino e que cada um na sua ficaria tudo bem.
Aí quê que aconteceu: Remo viu pássaros primeiro, bem onde estava o Palatino. Mas Romolo viu mais. E disse que lá era dele, e pronto. Começaram a brigar, Remo e Romolo, pela região do Palatino e quem ia ser Rei. Ai Romolo, esperto como só ele fez aquilo tudo lá que eu já contei.
Agora que já contei o fim e depois o meio da história, acaba que conto o início também né.
Regina Silvia e o Rei não-lembro-o-nome tiveram dois filhos. Silvia foi raptada e os filhos Romolo e Remo jogados no rio Tíber (aqui em Roma ele chama Tevere). Teve cheia no rio e acabou que levou eles pra terra e a cesta ficou presa numa árvore. Um belo dia uma linda loba os achou e os amamentou - esse símbolo, inclusive é o do centro distribuidor de alimentos em Roma. Depois de cuidar deles direitinho um homem os achou e os levou pra casa. Cuidou deles direitinho também e contou a verdade pros mininu. Como ele sabia a verdade, eu também não sei!
Mas tá aí. A lenda da fundação de Roma.




Hoje fiz turismo na Colina Aventino. Lá tem uma coisa mágica que me fez chorar.
Além da vista maravilhosa de toda a cidade, das basílicas, das laranjeiras e tals tem  uma porta. Uma grande porta com um buraco de fechadura. Quando você olha nesse buraco o coração até para.
Mostro o buraco, o que tem depois da porta posso falar não...



Um comentário:

  1. A famosa fechadura! Quando pensei que faria um stop em Roma, todo mundo me falava dessa fechadura e da vista e etc.

    ResponderExcluir