quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Velha prá carái!

"Colli Albani, Parco Appia Antica, uscita al lato ... destro."



A Via Appia é uma das principais estradas da antiga Roma. Em 312 A.C o político Romano Appio Claudio Cego iniciou sua construção, e por isso o nome. Era chamada também de Regina Viarum, ou seja, rainha das estradas. Inicialmente a estrada estendia-se de Roma a Campania, numa distância de 300 quilômetros e posteriormente foi ampliada até Brindisi, lá no calcanhar da bota já.
A principal característica dessa "nova" estrada é que pode passar o tempo, pode passar qualquer meio de transporte, ela estará sempra lá, funcionando. Isso graças à pavimentação dela, que foi feita com grandes pedras perfeitamente colocadas, descansando sobre uma camada de cascalho que proporciona impermeabilização e drenagem. Super poético.




Isso foi muito revolucionário e a República e o Império puderam construir a vasta rede de estradas do mundo romano. Quase sempre retilínea, com cerca de 4,10 mestros de largura, uma medida que permite a circulação nos dois sentidos e ainda com um mini passeio pros pedrestes ao lado.

No primeiro milênio foram construídas alí muitas instalações funerárias, e hoje tudo é patrimônio histórico, são as catacumbas. São várias, são caras e fecham super cedo.
Sobre elas vou te que contar num próximo capítulo...
Deixa eu te contar que minha lava-roupas engole calcinhas.
SUMIU lá dentro. Ninguém acha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário